Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Prevenção!

Prevenção!

por su publicado 04/02/2021 21h03, última modificação 04/02/2021 21h03
De 01 a 08/02 - Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Um dos mais importantes fatores de prevenção é a educação. Educação sexual integrada e compreensiva faz parte da promoção do bem-estar de adolescentes e jovens ao realçar a importância do comportamento sexual responsável, o respeito pelo/a outro/a, a igualdade e equidade de gênero, assim como a proteção da gravidez inoportuna, a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis/HIV, a defesa contra violência sexual incestuosa, bem como outras violências e abusos.

A garantia de desenvolvimento integral na adolescência e juventude é uma responsabilidade coletiva que precisa unir família, escola e sociedade para articular-se com órgãos e instituições, públicas e privadas na formulação de políticas públicas de atenção integral à saúde em todos os níveis de complexidade, embasando-se em situações epidemiológicas, indicadores e demandas sociais, respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde.


A data foi instituída pela Lei nº 13.798/2019 e realiza-se anualmente na semana que incluir o dia 1º de fevereiro, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Clique aqui e saiba mais informações.Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Fonte: Presidência da Câmara de Sucupira/TO, e Site: Ministério da Saúde.