Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Enade

Enade

por su publicado 26/11/2018 17h40, última modificação 26/11/2018 17h40
Informações sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018, teve uma taxa de presença de 83,8%. Dos 550,8 mil inscritos, cerca de 461,8 mil participaram das provas aplicadas no dia 25/11/2018. O índice é maior do que o registrado em 2015, quando o exame foi aplicado pela última vez para os mesmos cursos desse ano. Naquele ano, a taxa de abstenção foi de 18,6% contra 16,2% desse ano.

O Exame teve quatro horas de duração e os participantes de 27 áreas responderam a 40 questões. As provas são compostas por itens de Formação Geral, comum a todas as áreas, e de Componente Específico do curso.

O Enade é voltado para estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins; e em cursos superiores de tecnologia em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. Um grupo de cursos é avaliado a cada ano, de modo que as provas são aplicadas para o mesmo grupo a cada três anos.

O resultado de desempenho individual será disponibilizado exclusivamente para o participante, no Sistema Enade, a partir de 30 de agosto de 2019.

Não comparecimento:

Os estudantes que deveriam ter feito o exame e não compareceram às provas ficam em situação irregular na instituição de ensino superior (IES). Para a regularização, é necessário seguir um dos seguintes processos no período de 02 a 31 de janeiro de 2019:

Pedido de dispensa de prova: caso aplicado para estudante que não compareceu à prova, mas tenha cumprido os demais requisitos para a obtenção de regularidade no Enade.

Declaração de responsabilidade da IES: quando o estudante habilitado não foi inscrito no período previsto no Edital ou deixou de ser informado sobre sua inscrição no Enade, além de outras situações que inviabilizem integralmente a participação do estudante por ato ou omissão da IES.

Fonte: Portal do Governo do Brasil - www.brasil.gov.br